3 de dezembro de 2015

Exercícios - Evolução geológica da Terra

1) O tempo geológico conta os "anos da Terra" e se divide em grandes eras geológicas. Caracterize a era Pré-Cambriana e a Era Cenozoica, comparando-as entre si.

2) Leia o trecho a seguir para responder às questões. "As primeiras ideias a respeito da deriva dos continentes são muito antigas e surgiram da observação das suas formas (...). Segundo Wegener deixou escrito, foi as semelhança dos perfis de ambos os lados do Atlântico sul que lhe despertou a suspeita de um afastamento entre (...)."
BRANCO, Samuel; BRANCO, Fábio. A deriva dos continentes. São Paulo:Moderna,2009.
a) Formulada em 1912, a Teoria da Deriva Continental só obteve reconhecimento a partir da década de 1960. O que foi descoberto nessa época que deu crédito à teoria de Wegener?
b) Que continentes você nomearia para completar a citação?
c) Identifique duas evidências do fato de esses continentes terem formado uma massa única no passado.
d) Com a fragmentação da Pangeia, em que continente ficou localizado o território brasileiro?

3) Sobre a crosta terrestre, responda aos itens a seguir.
a) A humanidade vive na crosta terrestre e aí exerce suas atividades. Caracterize essa camada e justifique sua importância.
b) Os vulcões fazem parte da crosta terrestre. Por um lado, representam um risco iminente para a população que reside em suas proximidades, como se vê na imagem abaixo; por outro, permitem o aproveitamento de seu solo. Explique essa afirmação.
c) Relacione o Brasil com a atividade vulcânica recente.

4) As placas tectônicas, componentes da crosta terrestre, mantêm-se sobre uma camada pastosa composta por magma. As placas maiores e mais pesadas tendem a afundar mais, porém atingindo um grau maior de emergência na superfície. Já as placas mais finas e leves costumam imergir menos no magma. O princípio que explica essa lógica é o do (a):
a) equilíbrio geotérmico
b) planificação tectônica
c) movimento das células de convecção
d) isostasia

5) (UDESC) A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozóico, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma semilíquido e passeando em diferentes direções.
Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial.
a) Gaia
b) Placas Tectônicas
c) Folhelhos de Wegener
d) Riftis
e) Pangeia

6) A idade oficial da Terra aceita atualmente é de______________, esta idade é calculada a partir de meteoros que caíram planeta, pois a superfície terrestre está em constante mudança, hora crescendo, se modificando, e se destruindo. Sendo por este fato difícil de precisar com exatidão a real idade terrestre, por isso usa-se os meteoros como fonte de dados.
a) 4,5 bilhões de anos
b) 7 bilhões de anos
c) 9 bilhões de anos
d) 12 bilhões de anos
e) 15 bilhões de anos

7) Ao longo do tempo, diversas teorias têm sido propostas com a finalidade de explicar a distribuição das massas continentais. A partir da incrível semelhança entre as costas leste da América do Sul e o oeste da África, surgiu em 1912 a mais conhecida e audaciosa teoria a respeito da atual distribuição dos continentes. De acordo com essa teoria, a América do Sul e a África, no passado, formavam um único continente, que posteriormente se separou em dois e suas partes afastaram-se uma da outra. Quem é o autor e como se chama essa teoria?
a) Wegener – Teoria das Placas Tectônicas.
b) Wegener – Teoria da Deriva dos Continentes.
c) Einstein – Teoria da Relatividade.
d) Hess e Dietz – Teoria da Expansão do Fundo dos Oceanos.
e) Du Toit – Teoria das Placas Tectônicas.

8) A mais recente teoria a respeito da distribuição das massas continentais, na verdade um prolongamento ou aprofundamento da Teoria da Deriva dos Continentes, é conhecida pelo nome de_____________.Segundo essa teoria, as massas continentais estão mergulhadas e flutuando sobre um substrato magmático (magma pastoso), ou seja, a crosta sólida da Terra está dividida em várias___________, que se movimentam em várias direções.
Os espaços em branco devem ser preenchidos por:
a)tectonismo/camadas.
b) Teoria das Placas Tectônicas/placas.
c) Teoria das Placas Tectônicas/camadas.
d) Teoria da Deriva dos Continentes/placas.
e) Teoria da Relatividade/camadas.

9) Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.
Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.
a) Movimento tectônico.
b) Epirogênese.
c) Vulcanismo.
d) Desmoronamento.
e) Erosão.

10) (UFJF) Leia o fragmento de texto a seguir:
Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.
(Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006).
Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se afirmar que:
a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica dividida em duas seções.
b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.
c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas “descontinuidades”.
d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.
e) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.

11) (UFPE)A Deriva dos Continentes e a Teoria da Tectônica de Placas são os dois modelos teóricos das geociências que, no século XX, causaram uma revolução dos conceitos relativos, sobretudo, aos processos geológicos internos. Sobre esses assuntos, o que é correto afirmar?
( ) A hipótese da Deriva dos Continentes foi elaborada pelo geógrafo Alexander Von Humboldt e se apoiou na teoria do “Caos Continental”, estruturada por Ratzel.
( ) A hipótese da Deriva dos Continentes propõe que o posicionamento relativo das massas continentais mudou de forma considerável ao longo do tempo geológico.
( ) A teoria da Tectônica de Placas fornece uma explicação geométrica e cinemática de como a expansão do fundo oceânico e a deriva das placas litosféricas ocorrem numa superfície aproximadamente esférica.
( ) A velocidade e a taxa de expansão das placas litosféricas variaram ao longo do tempo geológico, demonstrando, assim, que as forças responsáveis pelos movimentos dessas placas também se modificaram.
( ) Os aspectos paleoclimáticos que foram apresentados pelo autor da hipótese da Deriva dos Continentes não podem ser empregados como argumentos favoráveis à teoria da Tectônica de Placas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V - F - F - V. F.
b) F - V - V - F.V
c) V - F - F - F. V.
d) F - V - V - V. F.
e) F - V - F - F. V

12) (CESGRANRIO/1995) Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 60 e 70, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califórnia, nos próximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, já que, nessa região, a crosta terrestre:
a) apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas com expansão do assoalho oceânico.
b) se encontra profundamente fraturada pela formação de uma dorsal oceânica.
c) está sendo empurrada para baixo formando uma fossa abissal.
d) forma uma área de separação de placa com forte epirogênese.
e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.

13) As massas continentais que conhecemos não são fixas, mas se separam, se chocam, abrem fendas a levantam montanhas. Com base na teoria da Deriva dos Continentes, aperfeiçoada pela teoria da Tectônica de Placas, é possível admitir que
a) o material magmático que sobe para a crosta terrestre vem impedindo que o "Chifre da África" se separe do restante do continente africano.
b) os continentes, massas flutuantes sobre um mar de magma, tendem a se agrupar em um único megabloco, denominado Pangéia.
c) o "anel de fogo" do Pacífico sofrerá os efeitos do terremoto Big One, exceto a Califórnia situada na borda da placa Norte-Americana, onde a energia acumulada é menor.
d) a África e a América do Sul estão se distanciando, com o alargamento do Oceano Atlântico a o deslocamento da placa Sul-Americana em direção à de Nazca.
e) o surgimento dos Apalaches e das fossas do Pacífico resultou do choque entre as placas Americana a Asiática no período terciário da era atual.

14)(MACKENZIE)


Observando a figura, podemos afirmar que
I. Alfred Wegener, meteorologista alemão, levantou a hipótese, no início do século XX,afirmando que, há 220 milhões de anos, os continentes formavam uma única massa denominada Pangeia, rodeada por um oceano chamado Pantalassa. Essa suposição foi rejeitada pela comunidade científica da época.
II. A litosfera encontra-se em movimento, uma vez que é composta por placas tectônicas seccionadas que flutuam deslocando-se lentamente sobre a astenosfera.
III. A cordilheira dos Andes é um dobramento recente. Datando do período Terciário daera Cenozoica, surge do intenso entrechoque das placas do Pacíf ico e Sul-Americanapromovendo o fenômeno de obducção.
IV. A Dorsal Atlântica estende-se desde as costas da Groenlândia até o sul da América do Sul. Os movimentos divergentes entre as placas Africana e Sul-Americana permitiram intensos derramamentos magmáticos originando rochas basálticas que foram incorporadas às bordas das referidas placas.
Estão corretas.
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

15) "Tudo virou um inferno, como se a II Guerra Mundial estivesse acontecendo novamente: 4.500 mortos, 23.760 feridos e 270 mil desabrigados."
("ISTO É", 25-01-95).
Com base na figura a seguir, é correta a explicação para o acontecimento que atingiu a cidade de Kobe, no Japão:

a) Em uma falha geológica, houve deslocamento e posterior encontro de placas tectônicas - no caso, a placa Euroasiática com a placa das Filipinas.
b) Houve um processo de orogênese, isto é, movimento horizontal e prolongado que, atuando sobre as camadas de rochas sedimentares, provoca o dobramento dessas camadas.
c) Houve um processo de epirogênese, ou seja, movimento vertical leve e prolongado, capaz de provocar elevações e abaixamentos de grandes extensões continentais.
d) Houve um desmoronamento das rochas no interior da Terra, provocando acomodações das camadas de sedimentos devido ao seu próprio peso.
d) Ocorreu um rompimento da crosta terrestre pela ação de forte pressão causada pelo magma que, através da falha ou fratura, subiu até a superfície.

16-(EEEP 2015) São grandes cadeias montanhosas formadas pela movimentação das placas tectônicas, como os Andes na América do Sul, os Alpes na Europa e o Himalaia na Ásia. Como essas montanhas começaram a ser soerguidas há apenas 70 milhões de anos (início do Terciário) tempo muito recente na história geológica do­ planeta, elas também são chamadas de
a) dobramentos modernos
b) zona abissal
c) terrenos sedimentares
d) depressão do relevo
e) núcleos cratônicos

17) O alpinista paranaense Valdemar Niclevicz foi o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, feito alcançado em 1995. Situado na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibete, o Everest tem cerca de 8850 metros de altitude. As elevadas altitudes da montanha, muito procurada por centenas de alpinistas, como Niclevicz, podem ser explicadas por:
a) processos de desagregação de rochas e deposição de sedimentos de origem marinha ou fluvial.
b) movimentos orogênicos, resultando em soerguimentos associados à colisão entre placas tectônicas.
c) movimentos epirogênicos lentos e seculares, com ajustes verticais discretos nas estruturas rochosas.
d) processos acelerados de desgaste de camadas superficiais do solo, resultantes da erosão antrópica.
e) movimentos orogênicos decorrentes do afastamento acelerado de placas litosféricas continentais.

18-(Enem)“O continente africano há muito tempo desafia os geólogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul, ergue-se a mais de 1.000 metros sobre o nível do mar. (...) Uma equipe de pesquisadores apresentou uma solução desse desafio sugerindo a existência de um esguicho de lava subterrânea empurrando o planalto africano de baixo para cima.”
(Adaptado de Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, novembro de 1998, p. 12)
Considerando a formação do relevo terrestre, é correto afirmar, com base no texto, que a solução proposta é:
a) improvável, porque as formas do relevo terrestre não se modificam há milhões de anos.
b) pouco fundamentada, pois as forças externas, como as chuvas e o vento, são as principais responsáveis pelas formas de relevo.
c) plausível, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regiões da África.
d) plausível, pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra.
e) injustificável, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra não interferem nos acidentes geográficos que aparecem na sua superfície.

19-(UECE 2013.1-2ª FASE) Tsunamis ou grandes marés oceânicas são decorrentes de
a) sismos em áreas oceânicas, motivando o deslocamento das ondas na direção da costa, onde menor é a profundidade e aumentando o atrito das águas com o fundo do mar.
b) pequena profundidade oceânica nos locais em que elas se originam, provocando o deslocamento súbito das águas oceânicas para o talude continental.
c) abalos sísmicos em que o epicentro se localiza em distantes áreas continentais.
d) erupções vulcânicas continentais, cujo deslocamento do material magmático se orienta na direção do litoral.
e) tornados com fortíssimos ventos, que provocam o deslocamento de gigantescas massas líquidas marinhas que atingem o continente.

20-(EEEP 2015) Mais de 1.300 pessoas morreram, quase 2.000 estão feridas e um patrimônio cultural incalculável foi destroçado no terremoto de 7,9 graus na escala Richter que sacudiu o Nepal (...). O tremor, que teve epicentro a 150 quilômetros a oeste de Katmandu, afetou também a Índia, onde foram registradas mais de 30 vítimas fatais, e o Tibete, onde as autoridades chinesas confirmaram a morte de pelo menos uma dezena de pessoas. Também causou uma avalanche no Everest, provocando a morte de mais de dez alpinistas (...). [trecho adaptado].
Disponível em:
Acesso em: 12 de junho de 2015
O fenômeno natural ocorrido no Nepal, país asiático, está associado à (ao)
a) processos exógenos desencadeados pela erosão glacial.
b) colisão de placas tectônicas continentais.
c) afastamento de placas litosféricas que causa zona de distensão.
d) abalo natural devido à altitude da crosta terrestre.
e) processos internos associados ao aquecimento global.

Fonte: Geografia para todos, Geografalando, Hélio dos Santos Chagas, Espaço da Geografia.

Respostas das questões 1 a 3

1) A Era Pré-Cambriana se estabeleceu de 4,6 bilhões de anos até 590 milhões de anos atrás.
Dividida nos período Arqueozoico e Proterozoico, foi a era mais longa de todas, caracterizada pelo início da formação do planeta e por intensa atividade vulcânica.
Nessa era surgiram formas elementares de vida e se formaram as rochas mais antiga do planeta. A era Cenozoica é bem mais curta, dura de cerca de 65 milhões de anos atrás até os dias atuais. Divide-se em dois grandes períodos: Terciário e Quaternário. Nela se definiram as formas dos continentes, surgiram as grandes cadeias montanhosas da Terra e se completaram as mais adiantadas formas de vida animal e vegetal. Foi quando surgiu a humanidade.
2) a) Na década de 1960 foi elaborada a teoria da expansão do fundo dos oceanos, comprovando que Wegener estava certo ao afirmar que a crosta terrestre estava dividida em"pedaços", isto é, em placas tectônicas.
b) América do Sul e África.
c) O perfeito encaixe entre a costa da África e a costa do Brasil e o fato de alguns animais e plantas existirem apenas nesses dois continentes.
d) Gondwana.
3) a) A crosta terrestre é a camada externa da Terra, tem aproximadamente 70 km de espessura e é formada de rochas e minerais. Composta de duas camadas - crosta continental e crosta oceânica, é muito importante, pois está em contato com a hidrosfera e a atmosfera, condição que contribuiu para a existência de vida em nosso planeta.
b) O aluno poderá responder que alguns vulcões, ao longo da história, provocaram milhares de mortes, como ocorreu com o Vesúvio (em 79 d.C, na Itália) e o Krakatoa, na Indonésia, em 1883. Por outro lado, as lavas e as cinzas, após se resfriarem, tornam férteis os solos.
c) O Brasil não apresenta nenhuma atividade vulcânica recente por estar no centro de uma placa tectônica e, portanto, afastado dos limites dessa placa.

2 de dezembro de 2015

O desastre ambiental de Mariana/MG

Imagem: Reprodução
A barragem que rompeu foi a do Fundão, que acabou danificando a barragem de Santarém, ambas ficam no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana, cidade histórica mineira a 124 km de distância de Belo Horizonte.

As barragens pertencem à mineradora Samarco, empresa fundada em 1977 que produz pequenas bolas de minério de ferro usadas na produção de aço. A Samarco é controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton. Ela opera em Minas Gerais e no Espírito Santo. Após a tragédia, a empresa suspendeu as atividades de mineração na região.

As barragens se romperam na tarde do dia 5 de novembro. A barragem do Fundão, que é maior, se rompeu e transbordou para a de Santarém, na mesma região. De acordo com o Ibama, o volume extravasado foi estimado em 50 milhões de metros cúbicos, quantidade que encheria 20 mil piscinas olímpicas. O subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi tomado pela lama que saiu das barragens e ficou devastado. A avalanche destruiu a maioria dos imóveis. Mais de 600 pessoas ficaram desabrigadas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Eles abandonaram as casas e fugiram para partes altas do distrito, mas afirmaram que nenhum sinal de alerta foi emitido. A Samarco admitiu que avisou moradores somente por telefone. Ainda assim na lista havia apenas telefones públicos, nenhum de morador, e muitos desatualizados. O governo federal liberou o saque do FGTS aos atingidos pelo desastre.

Os rejeitos da Mina de Germano, no município de Mariana (MG), formarão um “tapete mortal” no fundo do Rio Doce e seus afluentes. Podem penetrar no solo e infiltrar no lençol freático, inviabilizando o plantio e o uso da água de poços.

O futuro da vida e a saúde humana na região afetada pelos rejeitos da mineradora Samarco será muito complexo, porque não é uma lama normal, mas sim um rejeito de mineração, provavelmente rica em ferro, mas há outros elementos. Dependendo do processo de mineração, os rejeitos contêm substâncias que modificam o pH do solo e da água, que pode ser tornar muito básico ou muito ácido em função do que se usa para extrair o ferro. Isso afeta as espécies, mas a natureza consegue se reequilibrar. O problema é que o tipo e o teor dos resíduos de metais pesados que podem estar nessa lama ainda não é conhecida com precisão, atrasando a adoção de medidas para lidar com o impacto ambiental.

O distrito da cidade de Mariana, Bento Rodrigues, provavelmente irá se acabar. Porque, economicamente, é quase impossível remover toda a camada de lama que ficou e fazer os testes necessários para saber se será possível continuar vivendo ali.
Por sua extensão e pela magnitude do impacto sobre a economia e os ecossistemas afetados, o acidente em Minas Gerais têm maiores proporções do que o ocorrido pela contaminação por Césio em Goiânia.

Fonte:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/11/06/o-que-se-sabe-sobre-o-rompimento-das-barragens-em-mariana-mg.htm http://brasileiros.com.br/2015/11/mariana-e-o-maior-desastre-ambiental-ocorrido-no-pais/

26 de novembro de 2015

Bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul

Imagem: Reprodução
Em uma bacia hidrográfica existem várias sub-bacias ou áreas de drenagem de cada contribuinte. Estas são as unidades fundamentais para a conservação e o manejo, uma vez que a característica ambiental de uma bacia reflete o somatório ou as relações de causa e efeito da dinâmica natural e ação humana ocorridas no conjunto das sub-bacias nela contidas. A bacia hidrográfica serve como unidade básica para gestão dos recursos hídricos e até para gestão ambiental como um todo, uma vez que os elementos físicos naturais estão interligados pelo ciclo da água. 


Para o Rio Grande do Sul, de acordo com a Lei 10.350/1994, foi determinada a existência de três Regiões Hidrográficas, as quais foram subdivididas em bacias hidrográficas, totalizando, até o presente momento, 25 unidades. Para cada uma destas está previsto a formação de um comitê para a gestão integrada dos seus recursos hídricos.

As bacias hidrográficas se agrupam por três regiões hidrográficas, a região do rio Uruguai que coincide com a bacia nacional do Uruguai, a região do Guaíba e a região do Litoral, que coincidem com a bacia nacional do Atlântico Sudeste.

Bacias Hidrográficas do RS

Cada uma das regiões hidrográficas abaixo são formadas por várias bacias hidrográficas. 
*Região Hidrográfica do Guaíba
*Região Hidrográfica do Litoral
*Região Hidrográfica do Uruguai

A Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí situa-se na porção centro-norte do Estado do Rio Grande do Sul. Abrange as Províncias Geomorfológicas Planalto Meridional e Depressão Central. Possui área de 12.985,44 km², abrangendo municípios como CarazinhoCruz AltaPasso FundoSobradinho e Tupanciretã, com população estimada em 366.628 habitantes. Os principais cursos de água são os rios Jacuí, Jacuí-mirim, Jacuizinho, dos Caixões e Soturno. Os principais usos da água se destinam a irrigação, para consumo animal e humano.

Bacia do Alto Jacuí apresenta maiores volumes de agrotóxicos por área cultivada
A Secretaria Estadual da Saúde realizou um levantamento do uso de agrotóxicos e o seu impacto na qualidade da água dos mananciais gaúchos. O estudo apontou que muitos tipos de químicos não fazem parte da lista de produtos que têm limites aceitáveis normatizados pelo Ministério da Saúde. 

Apesar deles serem eliminados no tratamento antes do consumo humano, garantindo a sua potabilidade, o estudo propõe que esses outros pesticidas também passem a ter sua concentração na água verificada nas análises laboratoriais feitas rotineiramente.

O estudo - realizado entre 2009 e 2010 - foi coordenado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e abrangeu as 24 bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários com agricultores de 72 cidades gaúchas (três por bacia hidrográfica), ele levantou dados sobre o tipo e volume dos agrotóxicos utilizados em 15 diferentes culturas. Também foram analisadas as características físicas-químicas dos agrotóxicos em uso.

A região Noroeste do Estado foi a que apresentou os maiores volumes de agrotóxicos por área cultivada, chegando a 919 litros por quilômetro quadrado ao ano na Bacia do Alto Jacuí. A região é grande produtora de milho, soja e trigo. A estimativa do uso de agrotóxicos no RS para a safra 2009/2010 teve, de acordo com a análise, média de 320,2 L/Km2/ano. Com base nos cálculos, foram identificado os compostos mais utilizados no Estado, destacando-se o glifosato, amplamente utilizado em diferentes culturas por ser um herbicida sistêmico não seletivo. Entre os dez compostos mais usados, ele é o único que consta na atual norma nacional de controle.

Microbacia hidrográfica do Lajeado da Cruz

A microbacia hidrográfica do Lajeado da Cruz encontra-se inserto na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí, na região hidrográfica do Guaíba.

Esta área é predominada por lavouras e pastagens e a área com matas ciliares é de cerca de 8%, sendo uma microbacia que sofre com o desmatamento, com o lixo em suas margens, com a lavagem e descarte de produtos utilizados na lavoura como embalagem de inseticidas e herbicidas.

É importante ressaltar o conflito socioambiental existente entre os produtores rurais situados às margens do arroio Lajeado da Cruz e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), devido a inadequada utilização da microbacia, o que vem causando a degradação ambiental do arroio.

A microbacia hidrográfica do Arroio Lajeado da Cruz situa-se em área de característica eminentemente rural no Município de Cruz Alta – RS, sendo utilizada para o cultivo agrícola, como o plantio de trigo, soja, milho e azevém, com importância estratégica por constituir-se em ponto de captação da água fornecida ao município de Cruz Alta – RS.

A microbacia do Lajeado da Cruz é Área de Proteção Ambiental (APA).

Fonte: Secretaria do Meio AmbienteABES-RS, CBHPFEco AgênciaPro Guaíba.     Monitoramento da Qualidade Ambiental na Microbacia do Lajeado da Cruz,  A mediação como exercício da cidadania na solução dos conflitos socioambientais: o caso dos produtores rurais situados às margens da microbacia hidrográfica do arroio Lajeado da Cruz

25 de novembro de 2015

Bacias hidrográficas do Brasil

Divisão Hidrográfica Nacional (mapa)
Pela Resolução Nº 32, de 15 de outubro de 2003, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, "Considera-se como região hidrográfica o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos". 
Bacias hidrográficas são áreas da superfície terrestre  separadas topograficamente entre si pelos divisores de água.
Em função da sua grande extensão territorial, o Brasil possui 12 grandes bacias hidrográficas. Abaixo as características de cada uma.

24 de novembro de 2015

O que é uma nascente e como deve ser protegida

A nascente é o afloramento da água subterrânea que forma um curso d´água, como os rios, córregos e reservatórios. Toda nascente necessita que a vegetação nativa (mata ciliar) do seu entorno, ou seja, aquela natural da região, seja protegida. Essa proteção é obrigatória num raio de 50 metros. Em diversas propriedades rurais, as nascentes vêm diminuindo suas vazões ou, em muitos casos, até secando. Os córregos, rios e demais cursos d'água também sofrem os mesmos problemas, pois dependem das nascentes para sua manutenção e sobrevivência.Além da importância vital das nascentes, é imprescindível reconhecer a sua fragilidade diante das agressões às quais estão sujeitas, especialmente em decorrência das atividades humanas. As queimadas, os desmatamentos, a erosão do solo e o pisoteio de animais são alguns exemplos dessas agressões. As nascentes precisam ser adotadas, protegidas e recuperadas, caso isso seja necessário.
Solo-cimento é uma técnica simples e de baixo custo que protege as nascentes por tempo indeterminado
Fonte: Ciflorestas, Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, Tudo Santa Tereza

O que é uma bacia hidrográfica

Bacias hidrográficas são áreas da superfície terrestre separadas entre si pelos divisores de águas. Essas áreas fazem a recepção natural das águas das chuvas, que escoam por meio da rede hidrográfica, ou rede de drenagem (captação), que é formada por diversos cursos d’água: córregos, ribeirões, rios, etc. As águas escoam das áreas mais altas para as mais baixas do relevo, até concentrarem-se na parte mais baixa, formando um rio principal Os rios que deságuam no rio principal chamam-se afluentes, e os que deságuam nestes últimos são os subafluentes.
https://sites.google.com/site/adelaideines/RedeHidrografica.pdf

Composição da Bacia Hidrográfica

A Bacia Hidrográfica compõe-se principalmente de relevo e rede hidrográfica.
Relevo
Conjunto de formas da superfície da Terra, planos interconectados que apresentam diferentes níveis (montanhas, planaltos, planícies, depressões, etc.) resultantes de fatores endógenos (vulcanismo e tectonismo) e exógenos (intemperismo e intervenções humanas).
As diferenças de níveis do relevo fazem com que as águas escoem das partes mais altas para as mais baixas, formando, assim, a rede hidrográfica.
Rede hidrográfica ou rede de drenagem
É um sistema composto por rios, seus afluentes e subafluentes, e por lagos, lagoas e outros cursos d’água construído pelo ser humano, a exemplo das galerias pluviais, rede de drenagem das edificações, etc.
É formada por canais interconectados que drenam (escoam) as águas superficiais, geralmente vindas de chuvas e que podem infiltrar-se no solo, acumular-se em certos locais (lagos, poças, represas, etc.), ou seguir seu curso por ação da gravidade, indo das partes mais altas do relevo para as mais baixas, formando um conjunto de rios: principal, afluentes e subafluentes.
Os divisores de águas (ou interflúvios) são linhas divisórias localizadas nas áreas mais altas do relevo, no encontro de planos que marcam a mudança de sentido no escoamento das águas da rede hidrográfica. Essas linhas formam um polígono que delimita a bacia hidrográfica, separando-a de outras bacias hidrográficas vizinhas.
As depressões com bordas laterais (margens), nas quais afloram lençóis freáticos e formam-se várzeas e cursos d’água como rios e riachos, são denominadas de fundos de vale.
Mapa das bacias hidrográficas brasileiras
Fonte: Fórmula GeoCuide dos Rios Jota Lobo, Geo-Conceição, ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, IBGE.

30 de agosto de 2013

Brasil - Novos fusos horários

Devido à sua extensão territorial, o Brasil possui mais de de um fuso horário. Até pouco tempo o Brasil possuía quatro fusos, três deles na porção continental e um na parte litorânea, onde estão ilhas como a de Fernando de Noronha.

A partir do dia 24 de junho de 2008, entretanto, isso mudou mediante uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que modifica o fuso da região do extremo oeste do Estado do Amazonas, além do Acre em sua totalidade. Com a nova lei, as duas localidades deixaram de possuir um fuso distinto do resto do país (quarto fuso) e passaram a utilizar o terceiro fuso presente no Brasil, com a alteração os Estados envolvidos adiantaram os relógios em uma hora, ficando somente 1h atrasados em relação ao horário de Brasília, pois eram duas horas anteriormente.

Tal tem pontos positivos e negativos. Torna-se positivo por facilitar o sistema bancário, a programação da televisão e os concursos públicos de nível nacional. O ponto negativo é o fato de interferir diretamente no ritmo de vida da população que vive nas áreas afetadas, perdendo totalmente o horário natural e tradicional.
Brasil - Novos fusos horários - Mapa
A lei foi implantada, em decorrência de pressões exercidas pelas emissoras de televisão, que são obrigadas a ter uma programação com classificação indicativa de acordo com a idade dos telespectadores. Dessa maneira, nas áreas em que o horário de Brasília prevalece, determinados programas são apresentados às 22h30min, sendo porém, assistidos às 20h30min pelos habitantes do Amazonas e do Acre, com idades que não se enquadravam no perfil recomendado.

Fusos Horários hoje


Em 2010 foi feita uma consulta à população do Acre e a maioria decidiu por voltar ao antigo fuso horário de -5h que havia sido extinto em 2008. Em setembro de 2013 o Brasil voltou a ter 4 fusos horários. Veja no mapa.


Fonte: Portal Escolar

17 de agosto de 2013

Exercícios - Ecossistemas brasileiros

Questão 1- A devastação da Mata Atlântica teve início quando:

a) (   ) os portugueses começaram as construções de casas e preparar o solo para a agricultura.
b) (   ) os índios começaram as construções de casas e preparar o solo para a agricultura.

Questão 2- CERTO ( C ) ou ERRADO ( E )?

a) ( C ) Muitos recursos naturais amazônicos estão sendo explorados de modo acelerado e sem controle e em pouco tempo, as reservas poderão se esgotar.
b) ( E ) A matança de animais, a retirada de madeira e o desmatamento ajudam a manter o solo fértil.
c) ( C ) Se a vegetação de uma região for retirada poderá causar a erosão.
d) ( C ) O subsolo da região amazônica é rico em minérios.
e) ( C ) A Mata Atlântica localiza-se próximo ao litoral ou em trechos montanhosos e chove com frequência.
f) ( C ) O jacarandá, o palmito, as orquídeas, as antas, os jacarés e o mico-leão-dourado são plantas e animais em extinção.
g) ( E ) Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a Mata Atlântica não existia.

Questão 3- Os animais que encontramos na Floresta Amazônica são:

a) (  ) tucanos, araras, elefantes e girafas
b) (  ) lontras, araras, onças-pintadas e piranhas
c) (  ) rinocerontes, girafas e ursos polares

Questão 4- Leia os seguintes textos:

  Texto I - Os cerrados

Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

Texto II - Os Pantanais

O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo pôr-do-sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da
criação.”
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
Os dois textos descrevem:

a)   (    )  belezas naturais do Brasil Central.
b)   (    ) animais que habitam os pantanais.
c)   (    ) problemas que afetam os cerrados.
d)   (    ) rios e cachoeiras de duas regiões.

Questão 5- Alguns animais e plantas estão ameaçados de extinção:

a) (  ) por causa da falta de abrigo
b) (  ) por causa da falta de água e alimentos
c) (  ) por causa da pesca e da caça ilegais

Questão 6- Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?
a)   (    )  Caatinga
b)   (    )  Cerrado
c)    (   )  Amazônia
d)    (    )  Mata Atlântica

Questão 7- . A Mata Atlântica é uma floresta tropical que se estende desde o Rio Grande do Norte até o Sul em montanhas e planícies litorâneas. São características dessa floresta, EXCETO:

a) (   ) Apresentar grande diversidade de plantas e animais.
b) (   ) Proporcionar abrigo para animais em extinção.
c) (   ) Possibilitar o desenvolvimento do turismo.
d) (   ) Apresentar baixa quantidade de espécies e de indivíduos.

Questão 8- Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:

a)(    )  às caatingas.
b)(    )  aos campos.
c)(    )  aos estepes.
d)(    )  às savanas.
e) (    ) aos desertos

Questão 9- Assinale a(s) alternativa(s) que relaciona(m) corretamente os biomas brasileiros com a fauna e vegetação correspondentes.
              
   Bioma -                                                Fauna -                                  Vegetação
(01) (   )  Caatinga -                     Onça-pintada, pirarucu -                Peroba, mogno
(02) (   )  Cerrado -                      Gralha-azul, mico-leão -                Samambaiaçu, erva-mate
(04) (    ) Floresta Amazônica      Peixe-boi, preguiça -                     Seringueira, guaraná
(08) (   )  Mata Atlântica            Mico-leão-dourado, suçuarana   Pau-brasil, jequitibá
(64) (   )  Pantanal -                      Veado-catingueiro, sagui-preto      Babaçu, carnaúba

Questão 10 – Leia a notícia abaixo:

Extinção em série na Mata Atlântica Nordestina.
    A caça indiscriminada de aves e mamíferos que se alimentam de frutos ameaça a extinção de 34% das espécies de árvores, no que resta da Mata Atlântica ao Norte do Rio São Francisco. De Alagoas ao Rio Grande do Norte, das 427 espécies de árvores típicas da região, 305 dependem de animais como pássaros e mamíferos para ter suas sementes espalhadas. Mas o efeito dominó não pararia nas árvores. Com tantas espécies a menos, o solo perderia proteção. Além disso, muitos outros seres vivos dependem dessas árvores.
Adaptado de “Jornal O Globo”, de 02/03/2000
As árvores correm risco de extinção devido:

a) (   ) ao solo desprotegido, pois o desaparecimento das árvores facilita a caça de aves e mamíferos.
b) (    )à caça de aves e mamíferos que se alimentam de frutos, já que o desaparecimento das árvores deixa o solo e outros seres vivos desprotegidos.
c) (   )  à caça de aves e mamíferos que se alimentam de frutos, visto que o desaparecimento das árvores faz com que suas sementes sejam espalhadas.
d) (   )  às suas sementes serem espalhadas por aves e mamíferos, porque o desaparecimento das árvores deixa o solo e outros seres vivos desprotegidos.

Questão 11-
 
A tirinha faz uma crítica:
a) (    ) à destruição ambiental do planeta;
b) (    ) à caça aos animais no Pantanal;
c) (    ) à extinção dos pássaros nas florestas;
d) (    )  à poluição das águas no Pantanal;
e) (    )  ao desmatamento do Pantanal.

Questão 12- O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) (   )  Goiás e Mato Grosso
b) (   ) Bahia e Minas Gerais
c) (   ) Pará e Amazonas
d) (   ) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) (   ) Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Questão 13- Gigante das águas
          Na região amazônica vive o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.
    Ele pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 kg. Carnívora, a espécie possui um ciclo de vida longo, só se reproduzindo a partir do quinto ano de vida.
    Durante muito tempo, o peixe foi capturado em quantidades acima do limite para o consumo da carne, muito apreciada na região. Como resultado, a espécie entrou em perigo de extinção.
   A causa do pirarucu estar em perigo de extinção deve-se:

a) (    ) a seu longo ciclo de vida.
b) (    ) ao seu tamanho e ao seu peso.
c) (    )  ao fato de se reproduzir a partir do quinto ano de vida.
d) (    )  à sua captura acima do limite para o consumo da carne-

Questão 14- Leia o texto para responder à questão.

                            Floresta Amazônica

   Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.
   Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças, macacos, araras, tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
   É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na Amazônia!
   São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.

No trecho “Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios...”, o termo sublinhado refere-se:

a) (    ) a toda a riqueza natural da Amazônia.
b) (     ) à parte da floresta que pode ser vista.
c) (     ) às diferentes espécies de aves.
d) (    ) aos rios enormes, cheios de peixes.

Questão 15-  São exemplos de animais ameaçados de extinção no Brasil:
a) (    ) mico-leão-dourado, jacaré-de-papo-amarelo, baleia-jubarte e capivara.
b) (   ) mico-leão-dourado, cervo-do-pantanal, baleia-jubarte e veado campeiro.
c) (   ) cervo-do-pantanal, tucano, gavião-pomba e peixe-boi.
d) (   )  ararinha-azul, mico-leão-dourado, raposa e periquito-rei.
e) (  ) jaburu, lobo-guará, mico-leão-dourado e veado-campeiro.

Questão 16- Observe as sequências de alimento que ocorrem no Pantanal:

plantas -----» peixes pequenos------ » piranhas ------» jacaré

capim------ » capivara » -------onça-pintada

O que você acha que pode acontecer com as piranhas e com as capivaras se forem eliminados o jacaré e a onça-pintada?
Provavelmente vão se reproduzir e aumentar o número de elementos nessa comunidade, já que não haverá o animal para os consumir nessa cadeia alimentar.
Questão 17- Leia o texto e responda à pergunta.

                                                   "Macaco-louro é achado”

  Uma espécie de macaco-prego da mata atlântica que há muito tempo não era vista, foi encontrada por pesquisadores no Nordeste. Eles estavam em cativeiro (presos em casas das pessoas).
Por ter a pelagem clara, ficou batizado como macaco-louro, mas seu nome científico é 'Cebus flavius'.
      Dois casais da espécie encontrada estão no Centro de Conservação da Fauna do Zoológico de São Paulo. A bióloga Cecília Kierulff diz que lá eles serão estudados. 'É preciso saber se estão saudáveis, qual o seu cardápio e verificar como é a reprodução deles, para que procriem'. E talvez no futuro, eles possam voltar à natureza."
("Folha de São Paulo", Folhinha, 5/8/06)

Marque a alternativa correta quanto ao texto dado.
a) (    ) A espécie de macacos foi encontrada por pesquisadores nordestinos.
b) (   ) As pessoas que estavam de posse dos macacos os chamavam por seu nome científico, 'Cebus flavius'.
c) (   ) Os macacos já têm um tempo definido para voltar à natureza.
d) (   ) Os macacos de origem nordestina terão problemas de adaptação em São Paulo.
e) (   )  O objetivo de manter os macacos no Zoológico é o estudo sobre eles.

Questão 18- Assinale o ambiente que possui maior biodiversidade:

(A) (    ) centro urbano.
(B) (    ) bairro residencial.
(C) (   ) campo cultivado.
(D) (   ) floresta.

Questão 19- O que são BIOMAS?

a) (   ) são os animais de uma região
b) (   ) são as plantas de uma região
c) (   ) são as paisagens naturais de uma região

Questão 20 - Observe a imagem e responda corretamente: este ecossistema apresenta:
 

(A) (   ) O Campo Cerrado, com arbustos de pequeno porte, aves como tuiuiús e
cupinzeiros que servem de alimentos para os tamanduás.
(B) (  ) A Mata Atlântica, berço de uma densa vegetação, com vários animais e
abundância de água doce e luz solar.
(C) (   ) O Manguezal, berço do jacaré, do mangue vermelho e das aves que dependem da mistura da água doce com a água salgada.
(D)(   )  O Pantanal Mato-grossense, com rica rede de rios, berço dos tuiuiús e
capivaras, da mata ciliar e dos jacarés que dependem do nível das águas doces, o qual se modifica ao longo dos meses.

Questão 21- Leia o texto:

“A cada dia sendo mais empurrada para fora de seu habitat, a capivara está vivendo mais próxima das áreas urbanas. E, com fácil adaptação, esse roedor tem invertido a realidade dos animais silvestres, se multiplicando de forma acentuada em algumas regiões no estado de São Paulo que já virou objeto de pesquisa científica. Há suspeitas de que a proliferação das capivaras estaria provocando surtos epidemiológicos de febre maculosa.”
 
Fonte: D.Rocha. Portal Fauna Brasil, 12 out. 2006

O texto informa a invasão das capivaras em áreas urbanas. Os fatores que podem
ser relacionados a esta invasão e à perda da qualidade de vida da população são:

(A) (   ) O desmatamento, a falta de predadores naturais e as doenças transmitidas à população.
(B) (   ) A caça predatória, a ocupação desordenada do ecossistema natural e as
doenças transmitidas à população.
(C) (   ) A adaptação ao mesmo ecossistema e a participação na vida da população
local.
(D) (   ) O desmatamento, a adaptação ao mesmo ecossistema local e a manutenção da boa qualidade de vida.

Fonte: http://cienciascomdeka.blogspot.com/2012/05/escola-municipal-d.html

12 de agosto de 2013

Fases do capitalismo e Revolução Industrial

Trabalhar os quadros a seguir para entender as três fases do Capitalismo e as Revoluções Industriais:



Assistir ao filme Tempos Modernos
Objetivos:
  • Observar o tratamento dado aos trabalhadores ao serem comparados a animais entrando no estábulo;
  • Destacar o modo de produção mecanizado, a super valorização da máquina em detrimento do ser humano;
  • Discutir os modos de produção Taylorismo, Fordismo e outros;
  • Ressaltar os movimentos sindicais e as lutas das classes operárias;
  • discutir os problemas relativos ao capitalismo demonstrados no filme como falta de moradia, desemprego, desigualdade social, etc.
  • Elaborar ficha completa do filme;
Fonte: Geofácil

25 de julho de 2013

Exercícios - Continente americano

1. O continente americano mostra grande variação climática em sua extensão, com características de vegetação também muito variada. Isso se deve a fatores naturais como
a) diversidade de solo.
b) grande extensão territorial.
c) diversidade de altitudes.
d) pequenas faixas de terra.

2. A América Central é dividida em América Central Continental e América Central Insular. A América Central Insular é também denominada de
a) Paraíso
b) Antilhas
c) Área de colonização
d) Área de exploração

3. A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, alcançando aproximadamente 8000 km de extensão, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos. A cordilheira dos Andes localiza-se
a) na Ásia.
b) na América do Sul.
c) na Europa.
d) na América do Norte.

4. Rio que corta todo o norte da América do Sul. É o maior rio do planeta Terra, tanto em volume de água quanto em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km. Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins, no norte brasileiro. este rio é o
a) São Francisco.
b) Mississipi.
c) Danúbio.
d) Amazonas.

5. O México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal. É o quinto maior pais das Américas em extensão. O México, dentro dos critérios de regionalização físicos e socioeconômicos está localizado
a) na América do Sul e na América Anglo-Saxônica.
b) na América Central e na América Latina.
c) na América do Norte e na América Anglo-Saxônica.
d) na América do Norte e na América Latina.

6. Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem avançado, formando verdadeiros Impérios. Estes povos eram
a) os Portugueses, Astecas e  Jês.
b) os Astecas,  Maias e Incas.
c) os Maias, Astecas e Espanhóis.
d) os Astecas, Tupis e Esquimós.

7. Ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas, adaptadas às condições do clima semi-árido, e apresenta médias de temperatura acima dos 25ºC. Chove muito pouco, de forma irregular. Esse ecossistema é
a) a Caatinga.
b) a Tundra.
c) o Mediterrâneo.
d) o deserto.

9. Observe a imagem:
A Imagem retrata um dos maiores problemas da humanidade atualmente: o aquecimento global. O Extremo norte da América é uma das regiões onde este aquecimento se torna ainda mais evidente, devido ao degelo que acontece cada vez mais cedo. Os povos que habitam ainda hoje aquela região, que de certa forma sofrerão as consequências do aquecimento global são
a) os Astecas.
b) os Esquimós.
c) os Maias.
d) os Europeus.

10. As Montanhas Rochosas prolongou-se por mais de 4.800 quilômetros, a partir da parte norte da Columbia Britânica, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto é o Monte Elbert localizado no Colorado, em 4.401 metros acima do nível do mar. As montanhas rochosas localizam-se
a) na América do Norte.
b) na América do Sul.
c) na África.
d) na Europa

11. O continente americano tem uma grande diversidade de clima. Essa diversidade se deve a vários fatores, dentre os quais podemos destacar
a) a latitude, o relevo, as massas de ar e as grandes massas de água.
b) os ventos constantes, o sol predominante em toda região e a intervenção humana.
c) as massas de água, de ar e o relevo sem altitudes elevadas.
d) somente a intervenção humana.

12. O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente. Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção acontece, pois
a) são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-Saxônica.
b) os Estados Unidos, antiga colônia de exploração, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.
c) a chamada América espanhola fala a língua inglesa e francesa, inserido-os na América Anglo-Saxônica, enquanto que o Brasil e Canadá estão na América Latina.
d) o Brasil, mesmo estando na América do Sul, faz parte da América Anglo-Saxônica.

13. Sobre os tipos climáticos, enumere corretamente:
( 1 ) Clima Tropical
( 2 ) Clima Equatorial
( 3 ) Clima subtropical
( 4 ) Clima desértico
( 5 ) Clima temperado

( 2 ) característicos das áreas próximas a linha do Equador.
( 5 ) as características deste tipo de clima variam conforme a área.
( 1 ) a temperatura média anual é elevada. é características das regiões entre os trópicos e a linha do equador.
( 4 ) sua principal característica é a escassez de chuvas e as altas temperaturas
( 3  ) tipo climático de transição entre as zonas temperada, mais fria, e a tropical, mais quente,

A sequência correta é
a) 2, 5, 1, 4 e 3.
b) 2, 4, 1. 3 e 5.
c) 1, 3, 5, 4 e 2.
d) 3, 1, 4, 2 e 5.

14. Os Incas habitavam
a) as Montanhas Rochosas.
b) a Cordilheira dos Andes.
c) a Planície Amazônica
d) o México

15. As principais planícies da América do Sul são
a) Central e Costeira.
b) Amazônica e Platina.
c) Brasileira e Americana.
d) Andina e Apalaches

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa