5 de abril de 2013

Atividades de geografia - orientação e localização

1. Complete a rosa dos ventos com o nome dos pontos cardeais e colaterais.

2. Preencha o diagrama com o nome dos pontos colaterais:
a) Ponto colateral situado entre o sul e o leste.
b) Ponto colateral situado entre o norte e o oeste.
c) Ponto colateral situado entre o sul e o oeste.
d) Ponto colateral situado entre o norte e o leste.
3. Localize, com pontos cardeais, os seguintes itens da sala de aula da figura.
a) A mesa do professor:
b) A porta de entrada e saída:
c) O fundo da sala:
d) A esquerda dos alunos:

Fonte: https://geografalando.blogspot.com/2011/04/nocoes-de-orientacao.html

26 de fevereiro de 2013

Sondagem inicial em Geografia para o 6º ano


Procurando na internet textos que me ajudassem a fazer uma sondagem com qualidade, achei um texto bem interessante da Nova Escola com o título de "Diagnóstico inicial do 6º ano: o mapa do saber", na qual destaco o seguinte trecho:
"Quando chegam ao 6° ano, os estudantes se deparam com processos e conceitos mais teóricos dessa disciplina que são novidade para eles. A sondagem inicial é especialmente importante nesse momento. É preciso levar em consideração que muitas vezes a criança sabe determinados assuntos, mas não domina o vocabulário da área. Para avançar no aprendizado dessa disciplina, a garotada precisa articular relações entre as situações e os locais estudados com outras escalas (local, regional, nacional, mundial). Os lugares estudados não devem ser vistos de forma isolada."
É comum os professores focarem a avaliação no que não foi aprendido, mas uma boa sondagem procura ressaltar o que a criança sabe. "O estudante leva para a sala o conhecimento que obtém no mundo". Mesmo que receba a mesma formação, cada um é único.

Em relação ao estudo de geografia, quando chegam ao 6° ano os alunos vão encontrar processos e conceitos mais teóricos, que são novidades para eles. Para avançar nos estudos da disciplina, o aluno vai ter que estabelecer relações com outras escalas (local, regional, nacional e mundial). Os lugares estudados já não podem ser vistos de forma isolada.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1540/diagnostico-inicial-no-6-ano-o-mapa-do-saber

16 de dezembro de 2012

Exercícios - Hidrosfera: a água na Terra - 6º ano

1) Extraído do livro Aventuras e perigos de um copo d'água, o poema abaixo indica algumas ameaças ao ciclo da água.

a) Leia o poema:

Poluição
Chove, chove, chove.
Chove no mundo há muitos anos.
Chove sempre. Como a água não inunda tudo?
Porque ela não fica parada.
O mundo é bem feito. A água vai para o ar, ela evapora, forma as nuvens.
Depois volta em outra chuva e dá vida pára as plantas, faz elas transpirarem.
A evaporação e a transpiração das plantas beneficiam a todos nós.
As águas não param, elas precisam se movimentar sempre.
Quando param é porque estão poluídas, doentes.
Desmatamentos podem secar nascentes e rios.
Formam desertos sem água, sem vida.
As florestas renovam o ar da natureza.
Como toda gente tem sede e precisa beber água,
a água boa precisa ser conservada, defendida.
Senão vai valer mais do que ouro.
Ouro não se come nem se bebe.
Sem água, não há refrigerante.
Respeite a água.
Não deixe que desperdicem, sujem, que façam pouco.

Aventuras e perigos de um copo d'água. Julieta de Godoy Ladeira. São Paulo, Atual. 204. p.59-60.

b) Escreva no caderno, na sequência correta, apenas três palavras para explicar o ciclo hidrológico.

c) Responda:
* De acordo com o poema, quais são as principais ameaças ao ciclo da água?
* Que outro título você daria ao poema? Justifique sua resposta.

2) As águas marinhas são salgadas porque contêm maior quantidade de sais e minerais do que as águas doces dos rios e lagos.
a) Responda:
* Em média, quantos gramas de sal contêm um litro de água marinha?
* Que fatores influem na salinidade do mar?

b) Observe a embalagem de sal utilizado em sua casa e verifique a sua procedência. Em que estado do Brasil ele é produzido?

3) Marés são movimentos constantes de elevação e rebaixamento das águas marinhas.
a) Observe a tabela a seguir, que indica o nível das marés no porto de Paranaguá, no Paraná, no dia 15 de setembro de 2006.
____________________________________________
               Hora                                   Altura
____________________________________________
              04h28                                  1,3 m
              07h49                                   0,6 m
              16h34                                   1,3 m
              20h06                                   0,7 m
____________________________________________
Fonte: www.cptec.inpe/br/ondas/tabuas-mares/60132set2006.shtml

b) Responda:

* Em que horários ocorreram o fluxo da maré (elevação) e o refluxo da maré (rebaixamento)?
* Que astros exercem influências diretas na formação das marés? Justifique sua resposta.

4) As correntes marítimas são espécies de rios que correm nos mares e oceanos.
Consulte o mapa-mundi e escreva no caderno o nome da corrente marítima que:
* sai do golfo do México, atravessa o oceano Atlântico e ajuda a elevar a temperatura do norte da Europa;
* sai da região Ártica, na baía de Baffin, e provoca resfriamento na porção leste da América do Norte;
* se desloca da Antártida, atingindo a costa do Pacífico, e tem influência na pesca do Chile e do Peru porque suas águas transportam o plâncton (minúsculos animais ou vegetais que vivem nas águas);
* atua na América do Norte, na costa oeste do Pacífico, e contribui para a formação do deserto do colorado e dos desertos mexicanos.

5) As águas subterrâneas são muito importantes porque alimentam rios e lagos, principais responsáveis pelo suprimento de água doce para todos os seres vivos.
a) Responda no caderno:
* Qual é a diferença entre um lençol freático e um lençol artesiano?
* Os depósitos de águas subterrâneas são eternos? Por quê?
b) Leia a seguinte afirmação:
"Em alguns países, a água dos aquíferos (água subterrânea) está sendo utilizada para encher piscinas, regar campos de golfe e lazer em balneários."
* Qual a sua opinião sobre isso? Escreva-a no caderno.

Fonte: VESENTINI, William J. & VLACH, Vânia. Geografia crítica; o espaço natural e a ação humana. 6º ano.

4 de dezembro de 2012

Exercícios atmosfera e hidrosfera - 6º ano

1) A camada de ozônio que protege a Terra contra os raios ultravioletas do sol esta presente em qual das camadas da atmosfera?
a) mesosfera      b) termosfera       c) estratosfera      d) troposfera

2)  Em relação à atmosfera, assinale a única alternativa INCORRETA:
a)  A camada de ozônio encontra-se na estratosfera.
b)  A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.
c)  O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea, ou seja, não é igual em todos os lugares.
d)  Os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e chegam à superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.
e) A exosfera é a camada mais próxima da Terra, onde o ar é muito rarefeito.

3)  Apresenta elevadas temperaturas, chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano e
pequena amplitude térmica anual. Essas características indicam o tipo de clima
a) Tropical Semi-úmido
b) Tropical Semi-árido
c) Equatorial
d) Subtropical
e) Temperado

4)  Para caracterizar o clima de uma área, utiliza-se um gráfico denominado climograma, que
relaciona os dois mais importantes elementos do clima, que são
a) a pressão atmosférica e os ventos
b) os ventos e a temperatura
c) as massas de ar e a umidade
d) os ventos e longitude
e) a temperatura e a pluviosidade

5)  Chuvas raras, temperaturas altas e aparece no interior do nordeste brasileiro:
a) Clima Tropical Úmido       
b) Clima Tropical Semiárido          
c) Clima Equatorial
d) Clima Temperado              
e) Clima Subtropical

6)  Onde há mais vegetação temos:
a) mais umidade 
b) menos umidade
c) mais calor
d) temperatura elevada
e) poucas chuvas

Em relação aos fatores e elementos climáticos, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): 

 7) ( V ) A temperatura, as precipitações e a pressão atmosférica são os principais elementos climáticos.
  8) ( V ) Latitude, altitude e maritimidade são alguns dos fatores climáticos.
  9) ( F ) As temperaturas estão associadas à radiação solar e, por isso, são iguais em toda a superfície terrestre.
10) (  F ) A pressão atmosférica é o ‘peso’ da camada de ar que se encontra sobre um ponto qualquer da Terra e, por isso, é igual em todo o planeta.
11) ( V ) A temperatura pode variar com a altitude por isso, quanto maior for a altitude, menor será a temperatura.
12) ( V  ) O ar vai se tornando rarefeito conforme aumenta a  altitude por isso, em áreas de alta altitude, a  pressão atmosférica é menor.
13) ( F  ) A variação das precipitações é que determina a formação dos ventos.

14) Defina com suas palavras o que é hidrosfera.
A hidrosfera é formada pelas águas do planeta Terra, tanto da superfície (doce e salgada), como das águas subterrâneas.

15) Cite cinco lugares do planeta em que podemos encontrar água?
Mares e oceanos, rios, lagos, aquíferos (águas subterrâneas), geleiras.

16) Escreva quais são os tipos de precipitações.
As precipitações podem acontecer de forma liquida (chuva) ou sólida (neve, granizo e geada).

17) Como ocorre o ciclo das águas.

- O ciclo começa com a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios.
- A evaporação acontece por causa do calor do Sol e pela ação dos ventos, transformando a água do estado líquido para o estado gasoso.
- O vapor de água, por ser mais leve que o ar, sobe na atmosfera formando nuvens.
- Quando as nuvens são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor de água se condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta para a superfície em forma de chuva.

FonteColégio Ibituruna, Professor Júnior On-line, www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm

19 de novembro de 2012

Caça-palavras de Geografia

Essa atividade é baseada no jogo caça palavra, no entanto o estudante deverá encontrar as palavras a partir das respostas que estão formuladas abaixo. Os temas abordados é do 6° ano do ensino fundamental, contendo  o Universo, a Terra e também coordenadas geográficas. O objetivo é fazer com que o aluno busque a palavra pelo conceito pré-estabelecido, assim desenvolvendo além do raciocino, a capacidade de assimilar alguns conceitos.  

1- Movimento em que a Terra gira em torno de si própria.
2- Aglomerado de bilhões de estrelas e os outros astros.
3- Satélite natural da terra.
4- Movimento responsável pela sucessão dos anos.
5- Maior estrela do sistema solar.
6- Instrumento utilizado para localização baseado no campo magnético.
7- É um ponto cardeal.
8- Instrumento baseado nas quatro direções fundamentais.
9- Estação do ano em que os dias são mais longos.
10- Camada onde todos os seres vivem.
11- Camada líquida encontrada na superfície terrestre



Fonte: Novos Rumos

3 de novembro de 2012

Exercícios de geografia - Região Sul - 7º ano

1) Identificar os estados e as capitais da região Sul do Brasil.
 Rio Grande do Sul - capital Porto Alegre; Santa Catarina - capital Florianópolis; Paraná - capital Curitiba (escrever no mapa).

2) Sobre a região Sul, marque verdadeiro ou falso. Corrija as questões falsas.
a) Até meados do século XVIII, havia, no território da atual região Sul, apenas alguns núcleos de povoamento fundados por portugueses e luso-brasileiros em pontos do litoral, que se tornaram cidades, como Laguna (SC). ( )
b) O gado foi trazido para a região Sul pelos padres jesuítas e criado inicialmente nas missões. Mas com os ataques dos bandeirantes e a destruição das missões, o gado passou a viver solto, tornando-se semisselvagem ou selvagem. ( )
c) A área do Planalto Norte-Rio-Grandense é a área mais favorável para a criação do gado bovino. ( )
d) A campanha gaúcha foi ocupada já no século XX pelos descendentes dos imigrantes alemães e italianos, que se dedicaram à pecuária extensiva em grandes propriedades. ( )
e) A chegada dos italianos ao Rio Grande do Sul foi anterior à dos alemães devido ao fato de a unificação política da península itálica ter sido marcada por um elevado grau de conflito étnico. ( )
f) A região da encosta do Rio Grande do Sul, coberta por matas, foi ocupada por imigrantes alemães e italianos, estabelecidos em pequenas e médias propriedades policultoras. ( )
g) Os imigrantes de origem italiana foram estabelecidos na região serrana, em pequenos lotes voltados à prática da agricultura familiar. ( )
a) V; b) V; c) F (é a área da Campanha a mais favorável); d) F (a região ocupada por imigrantes alemães foi o vale do rios Taquari, Pardo e Pardinho; já os imigrantes italianos ocuparam a serra gaúcha); e) F (a chegada dos imigrantes italianos foi posterior à dos alemães); f) V; g) V.

Marque a resposta certa:
3) São cidades do Rio Grande do Sul nascidas das missões jesuíticas: 
a) Santa Maria, São Borja e São Leopoldo.
b) Santo Cristo, Santo Ângelo e São Francisco do Sul.
c) São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e São Miguel das Missões.
d) São Lourenço do Sul, São Nicolau e Santa Maria.
e) São Leopoldo, Santa Cruz do Sul e São Miguel das Missões. 
Letra c.

4) Na segunda metade do século XIX, o Brasil recebeu um grande contingente imigratório. Um dos grupos de imigrantes se destaca por ter participado da fundação de várias cidades, tais como: Blumenau, Joinville, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O texto refere-se aos imigrantes:
a) italianos
b) franceses
c) alemães
d) espanhóis
e) portugueses
Letra c.

5) Sobre a imigração alemã (1850 – 1870) não é certo afirmarmos:
a) Radicou-se principalmente em Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no Rio Grande do Sul, no Vale do Jacuí e Vale dos Sinos.
b) Praticaram a policultura, introduziram no país os minifúndios, ou pequenas propriedades.
c) São Leopoldo (RS), Novo Hamburgo (RS), Itajaí (SC), Brusque (SC), Joinville (SC), são localidades em que se fixaram um grande número de alemães.
d) Integrou-se facilmente na comunidade brasileira, especialmente nos estados sulinos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Letra d.

6) No final do século XVII e início do século XVIII, a necessidade de couro e de carne para a região ________________ incentivou o deslocamento de paulistas para os campos do sul em busca de gado.
a) mineradora das Minas Gerais.
b) açucareira do Nordeste.
c) cafeeira de São Paulo.
d) da borracha na Amazônia.
Letra a.

7) Assinale a alternativa que corresponde às características do clima subtropical encontrado na Região Sul do Brasil.
I. É o clima com maior influência da Massa Tropical Atlântica, principalmente no inverno.
II. É o clima caracterizado por grande quantidade de chuvas, principalmente no inverno.
III. É um clima encontrado na Zona Térmica Temperada.
IV. É o clima mais frio do Brasil.
a) Todas as afirmações estão corretas.
b) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
c) As afirmações II e IV estão corretas.
d) I e III estão corretas.
Letra b.

8) Assinale a alternativa que contém um problema ambiental comum no pampa gaúcho.
a) Salinização.
b) Eutrofização.
c) Desertificação.
d) Arenização.
Letra d.

9) Explique as causas do problema ambiental de sua resposta anterior.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
A arenização em terrenos com desníveis, com partes altas e baixas. Ventos fortes retiram restos de vegetação e sedimentos do solo das áreas mais altas, depositando-os nas partes baixas do terreno. O desmatamento e o uso inadequado do solo aumentam o depósito de sedimentos, dificultando o crescimento de nova vegetação na área. Sem novas plantas, o terreno empobrece. Sua arenosidade natural é reforçada pelo acúmulo de sedimentos, o que forma os bancos de areia.

10) Como a extinção das aldeias dos Sete Povos das Missões contribuiu para o desenvolvimento
da pecuária na Região?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
O gado foi trazido para a região Sul pelos padres jesuítas e, com os ataques dos bandeirantes e a destruição das missões, o gado passou a viver solto pelos campos. A necessidade de carne e couro para a região mineradora das Minas Gerais incentivou o deslocamento de paulistas para os campos do sul em busca do gado. Inicialmente o objetivo foi o de aproveitar o rebanho disperso na área. Posteriormente, foi necessário um melhor aproveitamento do espaço da Campanha Gaúcha, com a formação de estâncias para a criação de gado.

11) Complete as frases com as informações sobre a população da Região Sul.
a) Oitenta e um por cento da população da Região Sul vive nas cidades. Esse dado revela um
elevado índice de ________________________.
b) O estado mais populoso da Região Sul é o _______________________.
c) Um dos motivos que tem diminuído a representatividade da população da Região Sul na população brasileira é a _________________ para as regiões Centro-Oeste e Norte;
a) urbanização; b) Rio Grande do Sul; c) migração.

12) Assinale a alternativa que melhor resume as principais características da agricultura da Região
Sul.
a) Produção pouco diversificada e baseada na grande propriedade monocultora.
b) Produção altamente mecanizada em todas as atividades agrícolas.
c) Produção pouco significativa no Brasil, devido a dificuldades climáticas.
d) Produção feita em pequenas e médias propriedades, com base na agricultura familiar e
diversificada devido às condições climáticas.
Letra d.

13) Cite os produtos cultivados na Região Sul que são mais adaptados ao clima frio.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Trigo, cavada, canola são culturas de inverno.

14) Sobre a industrialização da Região Sul complete:
a) Ocupa a _________________ posição entre as regiões urbanizadas do país.
b) Regiões metropolitanas mais urbanizadas: __________________e____________________.
c) Os setores que se destacam: _______________________________________________________
a) terceira; b) Curitiba e Porto Alegre; c) O Paraná é responsável pela produção de alimentos, papel e celulose, automóveis, etc. As principais indústrias de Santa Catarina são de fábricas de calçados, industrialização de carnes de aves, bovina e suína, têxteis, papel e roupas. No Rio Grande do Sul destacam-se as indústrias de calçados, vinhos, alimentos, automóveis e petroquímicos.

15) Sobre a importância do desenvolvimento da pecuária para o povoamento na região Sul, responda.
a) O que são as estâncias?
b) Como elas surgiram?
c) O que são as invernadas?
d) Quem eram os tropeiros?
e) Explique a importância dos tropeiros na origem de várias cidades da região Sul
do Brasil.
a) São grandes propriedades rurais do sul do país, que se dedicam à criação de gado.
b) Surgiram através da migração de habitantes de outras regiões para o sul do país a fim de caçar o gado, disperso pela destruição das missões jesuítas, para abastecer de carne e couro a região mineradora.
c) Pastos destinados à engorda do gado, nos períodos de inverno.
d) Os tropeiros eram mercadores que levavam no lombo de mulas as mercadorias para abastecer a região das minas.
e) Em muitos locais de pouso ou de descanso dos tropeiros fundaram-se povoados e vilas que, depois, deram origem a várias cidades.

16) Sobre a imigração na região Sul, responda:
a) De que forma se consolida a ocupação do Sul do Brasil?
b) Além da alemã, que outra corrente imigratória teve grande importância na ocupação da região Sul? Cite exemplos de cidades que foram fundadas por esses imigrantes.
c) Que atividades os imigrantes desenvolviam nas colônias do Sul?
d) Que outros povos, em menor proporção, imigraram para o Sul do país?
a) Através do incentivo governamental à imigração européia para a região Sul do país.
b) Italianos. Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves.
c) Inicialmente atividades agropecuárias e, posteriormente, desenvolveram atividades de outros setores.
d) Poloneses, ucranianos e japoneses.

17) Marque V (verdadeiro) ou F (falso).
a) A região Sul apresenta grande desenvolvimento econômico, contribuindo significativamente na composição do PIB nacional. ( )
b) As características naturais da região Sul não favoreceram o desenvolvimento das atividades agropecuárias. ( )
c) Os pampas, áreas cobertas por campos, constituem formações muito propícias para o desenvolvimento das atividades pecuárias no Sul do Brasil. ( )
d) A monocultura mecanizada da soja vem ganhando grande destaque, atualmente, no Sul do país.( )
e) A região Sul apresenta pequeno parque industrial, tendo irrelevante participação no PIB brasileiro. ( )
d) O turismo, no Sul do país, é uma atividade pouco desenvolvida, pois a região apresenta clima muito frio. ( )
a -V; b -F; c -V; d -V; e -F; f -F.

18) Sobre a industrialização da região Sul, responda:
a) Cite cidades de grande desenvolvimento industrial no Sul do país.
b) Entre as indústrias de bens de consumo da região Sul, quais apresentam maior destaque?
c) Quais são as regiões metropolitanas do Sul do país de maior concentração industrial?
a) Porto Alegre, Caxias do Sul, Londrina, Curitiba, Blumenau, Florianópolis.
b) Industria têxtil, indústria de couro e de calçado.
c) Porto Alegre e Curitiba.

Fonte: ADAS, Melhem. Geografia; a construção do espaço geográfico brasileiro. 7º ano.
Projeto Arariba - Região Sul, Revista Escola, Editora Moderna, Wikipédia,

27 de outubro de 2012

Palavras cruzadas - espaço geográfico

Horizontais

2.     Para alguns autores, a _______ é a descrição da Terra
4.     O responsável pela construção e alteração do espaço geográfico.
11.   Paisagem _________ é aquela cujas formas naturais foram transformadas pela ação do homem através de seu trabalho.
12.   É a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
13.   Todas as formas naturais e construídas que vemos na paisagem, mais as relações sociais, compõem o espaço _________.
15.   Muitas vezes, essas transformações feitas na natureza pelas diversas sociedades provocam a sua _________.

Verticais

1.     Paisagem ________é aquela em que predominam aspectos originais da natureza,  como a vegetação, a hidrografia, o relevo, o clima, a fauna
3.     O conhecimento geográfico já existia na ____, junto a outros conhecimentos.
5.     Exemplo de formas natural que não foi construída pelo Homem.
6.     O melhor exemplo de paisagem humanizada.
7.     Tudo o que os nossos olhos veem.
8.     o espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio do seu trabalho e da sua_______.
9.     Associando a criatividade com a experiência, o homem construiu conhecimentos com o objetivo de buscar soluções para problemas práticos. Assim nasceu a ___.
10.   A paisagem é uma combinação dinâmica de elementos físicos, químicos, biológicos e ______.
14.   Nas sociedades primitivas, as transformações da natureza são mais ______.

Correção
Fonte: Formula Geo.

20 de outubro de 2012

Caça palavras geográfico

1- Movimento em que a Terra gira em torno de si própria.
2- Aglomerado de bilhões de estrelas e os outros astros.
3- Satélite natural da terra.
4- Movimento responsável pela sucessão dos anos.
5- Maior estrela do sistema solar.
6- Instrumento utilizado para localização baseado no campo magnético.
7- É um ponto cardeal.
8- Instrumento baseado nas quatro direções fundamentais.
9- Estação do ano em que os dias são mais longos.
10- Camada onde todos os seres vivem.
11- Camada líquida encontrada na superfície terrestre

Resposta
Fonte: http://ensinandoeaprendendo-novosrumos.blogspot.com/2011/06/caca-palavra-geografico.html
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa